8 grandes escritoras brasileiras, que todo mundo deveria ler
- Maria Aline
- 3 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mar. de 2022

Adélia Prado
Escrevia desde os 14 anos, mas só teve a primeira obra publicada aos 40, devido a uma profunda autocrítica. Seus textos retratam o cotidiano com perplexidade e encanto, permeados pelo aspecto lúdico, uma das características de seu estilo único.
Carolina de Jesus
Carolina Maria de Jesus foi traduzida para 15 idiomas. Em suas obras, de uma sensibilidade singular, a escritora reflete sobre desigualdade e injustiça a partir de acontecimentos do seu cotidiano.
Helena Kolody
Helena se tornou uma das poetisas mais importantes do Paraná, e praticava principalmente o haicai, que é uma forma poética de origem japonesa, cuja característica é a concisão, ou seja, a arte de dizer o máximo com o mínimo. Foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em 1941.
Maria Firmina dos Reis
Seu livro “Úrsula” é apontado como o primeiro romance escrito por uma mulher publicado no Brasil. Durante anos, a autora assinou a obra com o pseudônimo “Uma Maranhense”, em referência ao estado em que nasceu.
Hilda Hilst
É considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. Seu trabalho aborda temas como misticismo, insanidade, erotismo e libertação sexual feminina.
Conceição Evaristo
É mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas obras (romances, contos e poemas) abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe.
Ana Cristina César
“A Teus Pés” é a única publicação comercial de Ana Cristina Cesar, que morreu precocemente, aos 31 anos. Ela é considerada uma das escritoras brasileiras mais marcantes da década de 1970.
Auta de Souza
Foi uma poetisa brasileira da segunda geração romântica, autora de Horto. Escrevia poemas românticos com alguma influência simbolista, e de alto valor estético. Segundo Luís da Câmara Cascudo, é "a maior poetisa mística do Brasil".
Comments